Escalada

Com 6962 metros de altitude o Aconcagua é a montanha mais alta dos Andes. Chegar a seu cume não é uma tarefa fácil e exige experiência anterior em montanhas andinas.

Mesmo tendo uma rota normal pouco técnica, ainda assim o Aconcagua não é recomendado para ser sua primeira  montanha de altitude. Ir para a montanha mais alta dos Andes, onde é necessário cerca de 15 dias para chegar ao cume, onde se enfrenta frio de quase -40 graus, ventos de mais de 100km/h, é necessário caminhar mais de 100 km entre todos os itinerários não é coisa de iniciante.

Neste artigo do experiente guia de montanha Pedro Hauck, ele dá dicas e fala porque é importante ter experiência antes de ir para o Aconcagua. Não pule etapas, escale uma montanha menor antes! Leitura obrigatória.

Uma vez que você já teve uma experiência em montanha de altitude, se preparou fisicamente, adquiriu equipamentos, então está na hora de decidir qual rota irá escalar e como.

:: Baixe aqui o guia de equipamentos do Aconcagua.

Há várias rotas de escalada, mas as duas mais comuns são a rota normal pelo lado Noroeste da montanha e a rota do Glaciar Polacos. A rota normal é a mais acessível e frequentada, sendo acessada pelo vale do rio Horcones. Já a do Glaciar Polacos é mais técnica e sua aproximação é feita pelo vale do rio de Vacas, mais longa, muito menos percorrida, mas bem mais difícil. Poucos brasileiros escalaram esta rota até hoje.

Aconcagua visto de Plaza de Mulas. Foto de Edu Tonetti.

Por ser tão grande e famosa, o Aconcagua é uma montanha com muitos serviços, o que facilita bastante a escalada. É raro alguém escalar totalmente por conta a montanha. Uma das dificuldades da escalada do Aconcagua é a longa distância até as bases, Plaza de Mulas, acampamento base do Aconcagua, fica a 35 km da entrada do parque.  Por isso, um dos serviços mais requisitados é a contratação de mulas para carregar comida e os equipamentos.

Há muitos serviços que são oferecidos, os pacotes completos incluem além das mulas, as barracas para dormir, barracas refeitórios, alimentação completa, previsão de tempo e os guias é claro. Recomendamos a agência GenteDeMontanha, do experiente guia de montanha Maximo Kausch que geralmente faz o Aconcagua 3 vezes ao ano! Apesar dele ser um dos melhores e mais experientes montanhistas do Brasil e de todo continente, seu serviço é um dos mais baratos e mais completos, com a melhor logística e a maior taxa de sucesso de cume.

A opção de ir por conta também existe, no entanto hoje em dia você é obrigado a contratar serviços mínimos. A tendência é ficar cada vez mais difícil ir sem as agências, isso porque a maioria dos acidentes ocasionados com morte, os quais deram muita dor de cabeça às autoridades, se deram em expedições independentes. As regras no entanto mudam todos os anos.

Se você se preparou fisicamente, já teve experiência, decidiu como irá à montanha, está na hora de conhecer melhor as rotas para se preparar emocionalmente e conhecer a montanha:

:: Rota Normal 

:: Rota do Glaciar Polacos

Veja o mapa das rotas do Aconcagua

Comments are closed