Trekking Largo

O Trekking Largo é uma permissão que se retira no Aconcágua que te dá direito de permanecer 7 dias dentro do Parque e chegar até Plaza de Mulas, base da montanha localizado há 4300 metros de altitude.

Um dos atrativos deste trekking é o belo caminho entre a entrada do Parque e o primeiro acampamento, Confluência. Este trecho, que é o inicial da montanha, percorre um vale profundo rodeado de montanhas  sedimentares onde é possível ver a beleza das formas geológicas e se arriscar ainda achar um fóssil. No século XIX, o naturalista inglês Charles Darwin esteve ali e teceu importantes considerações geológicas que mais tarde embasaram o conhecimento da evolução dos continentes.

IMG_7425

Entrada do Parque do Aconcagua

De Confluência é possível em um dia fazer uma caminhada até a Plaza Francia, que é a base da parede Sul do Aconcágua, a maior parede dos Andes com quase 3 quilômetros de altura.

Seguindo o itinerário recomendado para este roteiro, é possível sair de Confluência e ir até Plaza de Mulas, uma caminhada longa de um dia inteiro. Neste dia percorre-se a Playa Ancha, um trecho do vale do Rio Horcones Superior que é bem largo e seco, onde a vegetação rareia e desaparece.

No fim de Playa Ancha fica o “Gran Acarreo“, que é uma encosta com uma subida mais pronunciada. Nada demais, porém contando que é o fim da caminhada acaba cansando, mas sem problemas, você chegou em Plaza de Mulas, o acampamento base do Aconcágua.

Em Plaza de Mulas os sentimentos se dividem entre a comemoração de quem fez cume e a ansiedade de quem espera sua chance de subir. O trekking largo acaba ali, com esta permissão você não estará habilitado para subir mais. Há fiscalização e quem tenta burlar ela costuma se dar mal.

É possível fazer este roteiro por conta própria, o que significa que você deverá levar sua barraca, suas comidas e equipamentos de cozinha além dos demais equipamentos. É muito difícil levar tudo isso em uma única mochila sozinho, sendo necessário a contratação de mulas.

Facilitando o serviço há empresas que prestam serviços para o trekking longo. Além deles resolverem todos os problemas, ainda oferecem barraca e alimentação completa. Você só precisa levar seus equipamentos pessoais, que será sua mochila com roupas e bota de trekking.

julian_beerman_IMG_0063

Chegando em Plaza Francia, base da face Sul do Aconcágua.

james_P1040210

Atravessando Playa Ancha

Vista do cume Pirámide durante a aproximação ao Aconcágua - Foto de Maximo Kausch

Vista do cume Pirámide durante a aproximação ao Aconcágua – Foto de Maximo Kausch

Chegando a Plaza de Mulas, 4300, mt cuerno con 5250m ao fundo - Foto de Julian Beerman

Chegando a Plaza de Mulas, 4300, mt cuerno con 5250m ao fundo – Foto de Julian Beerman

DSC_3213

Plaza de Mulas

BBQ at basecamp 4300m

Churrasco da Expedição de Maximo Kausch em Plaza de Mulas

Plaza de Mulas 4300m

Plaza de Mulas 4300m

Pizza para almoço a 4300m! 2

Pizza para almoço a 4300m na expedição de Maximo Kausch.

A praia de Miguel Doura, um artista que vende seus quadros na base do Aconcáuga - Foto de Mike Fairman

A praia de Miguel Doura, um artista que vende seus quadros na base do Aconcágua – Foto de Mike Fairman

DSC_3141

Galera de arte em Plaza de Mulas

Comments are closed