Plaza Canadá

A face noroeste da montanha é coberta por uma imensa e empinada morena com algumas pedras em destaque até Cambio de Pendiente onde a inclinação se alivia um pouco. A trilha se inicia no canto leste de Plaza de Mulas, atravessa um pequeno braço de glaciar muitas vezes transformado em riacho e a seguir escala um empinado paredão por infinitos e curtos zig-zags que nos levam para a direita até o alto da ladeira num lugar chamado de “O Semáforo” com altitude de 4400m.

Deste ponto, a inclinação diminui consideravelmente e a trilha toma um rumo para a esquerda por amplos zig-zags até atingir as Piedras Conway, homenagem ao alpinista inglês William Martin Conway, que tentou escalar o Aconcagua na década de 1890, 4600 metros de altura, que oferecem boa proteção contra o vento e um ótimo lugar de descanso após 2 horas de subida árdua.

Subida até Plaza Canadá e a face oeste do Aconcagua

Os zig-zags recomeçam e nos levam até alguns pequenos muros de pedras empilhadas a 4750m. Estes muros são provas da geniosidade humana, construídos à seculos pela civilização inca, que mesmo sem nada dos equipamentos modernos, perambulava nestas montanhas, com cunho religioso / militar.

Os excursionistas melhor aclimatados podem seguir diretamente a Cambio de Pendiente pela trilha a esquerda, que é mais direta, porém mais íngreme. Quem sentir mais o cansaço, o recomendável é retomar os zig-zags em direção a um grande afloramento rochoso acima. Depois de um desvio para a direita se chega ao acampamento de Plaza Canadá, 4800m de altitude, 32º38’73” latitude sul, 70º02’56” longitude oeste, numa jornada de aproximadamente 4 horas.

O abastecimento de água, nos dias quentes, é feito por um pequeno riacho 100 metros abaixo. Já nos dias mais frios, o jeito é derreter a neve acumulada nas imediações. Do acampamento se pode ver o Nevado El Plomo, 6120m, o Cerro Juncal de 6180m e toda a face oeste do Aconcágua.

Barracas em Plaza Canada 5050m – Foto de Gabriel Tarso.