Nido de Condores

De Plaza Canadá a trilha segue a esquerda, em direção noroeste até outro afloramento rochoso a 5045m e retoma os zig-zags cada vez mais empinados até chegar a Cambio de Pendiente, altitude 5200m, 32º38’43” lat. sul, 70º02’20” long. oeste, onde a inclinação se alivia e aparece algumas plataformas para barracas entre muitas rochas esparsas. O acampamento é muito exposto e sujeito as pedras que por vezes descem rolando do Gran Acarreo localizado acima.

Aqui a trilha novamente se divide e a primeira segue diretamente a Nido de Cóndores atravessando largos trechos cobertos de gelo e neve e a outra segue a esquerda, marcada por zig-zags até próximo as ruínas do antigo refúgio Antártida, que se passa pouco abaixo, daí se faz uma tranqüila travessia a esquerda até a parte inferior de Nido.

Gustavo Ziller à caminho de Nido de Condores 5500m. Foto Gabriel Tarso.

Nido de Cóndores, altitude 5500m, 32º38’15” lat. sul, 70º01’77” long. oeste, distante 3 horas de caminhada a partir de Plaza Canadá e 7 ou 8 horas de Plaza de Mulas é um amplo e desprotegido colo unindo o Aconcágua ao Cerro Manso de 5450m onde o vento açoita com violência inusitada. Em Nido existem lagunas semi congeladas, mas geralmente estão bastante poluídas e é mais aconselhável obter água pelo derretimento da neve ou afastar-se na direção do Cuerno onde as vezes corre água em estado líquido debaixo da superfície congelada.

A vista é estupenda principalmente ao pôr do sol e estão totalmente visíveis o Cerro Dedos (5300m), o Cerro Bonete (4900m), o Cerro Matienzo (5000m), o Cerro Catedral (5330m) e o Cerro Cuerno (5450m), mais a oeste também vemos o Cerro Pan de Azúcar (5250m) e ao norte todo o Cordón de la Ramada e o Cerro Mercedario de 6770m além da totalidade do Gran Acarreo com o cume norte despontando ao fundo.

Atualmente há um refúgio utilizado pelos guarda parques que não pode ser usado pelos montanhistas.

Vista para a subida de Berlin e o Cerro la Mano ao fundo com nuvens lenticulares após uma nevasca em Nido de Condores.

Acampamento Nido de Condores 5500 metros no Aconcagua.

Aspecto de Nido de Condores. Foto de Gabriel Tarso.