Plaza de Mulas

Plaza de Mulas é o acampamento base do Aconcágua pela rota normal e está a 4300 metros de altitude. Este acampamento fica na parte superior do vale do rio Horcones, num anfiteatro formado ao norte pelo Cerro Cuerno (5520m), a Oeste pelo Cerro Bonete (5077m) e a Leste pelo Aconcagua (6962m).

Para chegar lá são 18 quilômetros desde Confluência e 35 desde a entrada do parque. Num itinerário difícil de fazer carregando todo o peso nas costas, tarefa realizada pelas Mulas, que dá nome ao lugar. Estes fortes animais só chegam até ali.

Por ser um acampamento base, o local conta com boa estrutura. Na temporada há Pubs, internet, lanchonetes, médicos, banheiros e até uma galeria de arte onde você pode comprar quadros sobre o Aconcágua. As expedições comerciais montam domos gingantes ali e oferecem serviço de alimentação a seus clientes, as melhores fazem até churrascos para entreter os montanhistas em dias de descanso.

Churrasco na expedição de Maximo Kausch, da Agência GenteDeMontanha, em Plaza de Mulas.

Próximo a Plaza de Mulas há um refúgio gigante que atualmente está desativado devido ao custo enorme de manutenção. Atualmente ali fica a Polícia e o grupo de resgate de montanha. Atrás da estrutura deles fica a trilha para o Cerro Bonete, uma montanha de 5 mil metros, a qual não se deve confundir com o Bonete Chico, montanha de 6759 metros que é a quarta mais alta dos Andes localizada na Província de La Rioja. O Bonete do Aconcágua é geralmente usada para aprimorar a aclimatação para os acampamentos superiores.

Quem tem permisso de trekking não pode passar deste ponto. Quem tem permissão de cume é obrigado a passar pelos médicos antes de subir. Se a pessoa não estiver em condições, ela é barrada pelo médico. Se a pessoa estiver muito mal, passa por uma avaliação médica e se de fato o quadro dela for perigoso, ela é evacuada por helicóptero.

Plaza de Mulas 4300m

Pizza para almoço a 4300m!

A praia de Miguel Doura, um artista que vende seus quadros na base do Aconcágua – Foto de Mike Fairman

DSC_3141

Galeria de arte de Miguel Doura em Plaza de Mulas

Comments are closed