Rota 360

Aconcágua pela face leste

A rota 360 é a rota que antigamente era chamada de “Falso Polacos“. Este nome era dado pelo fato que ela se utiliza da mesma aproximação da rota do glaciar polacos, mas chegando ao cume pela rota normal, sem necessidade de passar por trechos técnicos de escalada em gelo. Rebatizada de “360”, passa a ter um nome que descreve bem o que a rota: Dar uma volta completa pela montanha, ascendendo pelo leste, através do vale de Vacas e Relinchos e descendendo pela rota normal no vale de Horcones.

O caminho da rota 360 é a seguinte: 

  1. Acesso pelo Vale de Vacas em Punta de Vacas. Primeira noite no acampamento Pampa de Leñas (2900m). Distância: 12,5km.
  2. Aproximação Pampa de Leñas x Acampamento Casa de Piedra (3200m). Distância: 15,3km.
  3. Aproximação Casa de Piedra x Acampamento base Plaza Argentina (4200m). Distância: 10,9km.
  4. Aproximação Plaza Argentina x Acampamento 1 (5050m): Distância: 3,8km.
  5. Aproximação Acampamento 1 x Acampamento 2 (5500m – Campo 3 de Guanacos). Distância: 8,4km.
  6. Aproximação Acampamento 2 x Coléra (5950m). Distância: 1,9km.

A partir de Cólera, a rota se engata na normal, por onde fazemos o cume e descemos. Confira abaixo o mapa da rota 360 e baixe em seu celular ou GPS.

Powered by Wikiloc

Vantagens e desvantagens de se escalar o Aconcágua pela rota 360.

Face leste do Aconcágua.

Escalar o Aconcágua pela rota 360 tem vantagens e desvantagens. Em termos de dificuldade técnica, a 360 tem o mesmo nível da rota normal, ou seja, ambas são ascensões feitas caminhando, mas em grande altitude, que exige muito física e psicologicamente. Entretanto se compararmos a caminhada de uma e de outra rota, notamos que a 360 é mais longa.

Por ser mais longa, a rota 360 é mais cara. Permissos, mulas e porters custam cerca de 20% a mais por este lado da montanha. Entretanto, por ser mais longa e mais cara, a rota 360 tende a ser menos frequentada, o que acaba por ser uma alternativa para quem quer uma ascensão mais exclusiva, com acampamentos mais vazios e silenciosos.

Além de haver menos gente, a rota 360 é mais atraente pelo fato de que a ascensão acaba sempre nos apresentando paisagens inéditas, pois a subida e descida são diferentes. Isso sem falar que o Aconcágua pelo leste é muito diferente, parece ser outra montanha.

Entretanto, por ser uma rota mais longa, escalar o Aconcágua pela rota 360 é mais demorado, o que pode ser uma dificuldade para quem tem pouca disponibilidade de tempo. Em média, uma expedição pela 360 leva dois a mais que uma expedição pela rota normal. Uma expedição pela rota 360 vai exigir mais do montanhista, fazendo com que esta rota seja recomendada para pessoas que estejam com melhor preparo físico e que tenham mais experiência, já tendo escalado outras montanhas com mais de 6 mil metros nos Andes.

VEJA MAIS: Expedição pela rota 360 no Aconcágua pela Soul Outdoor.

Inicio da caminhada no vale de Vacas logo após a entrada do parque.

Acampamento Pampa de Leñas.

Travessia do rio de Vacas

Planície no rio de Vacas onde fica Casa de Piedra (ao fundo).

Acampamento Casa de Piedra

Vale de Relinchos, caminho para Plaza Argentina. Aconcágua na esquerda.

Entrada do acampamento base do Aconcágua na rota 360.

Plaza Argentina. Acampamento base do Aconcágua na rota 360.

Penitentes na subida para o Campo1.

Plaza Argentina vista de cima.

Acampamento 1 a 5050 metros.

Acampamento 2, também chamado de Campo 3 de Guanacos.

Campo 3 de Guanacos. 5500m.

Campo 3 de Guanacos.

 

Comments are closed