O Glaciar Polacos fica na face Leste do Aconcágua e seu acesso pode ser feito de duas maneiras:
-
- Pela Quebrada do Rio de Vacas e mais tarde ascendendo o vale do rio Relinchos.
- Pela Quebrada de Horcones (rota normal) até o acampamento Berlin e de lá por uma travessia chamado de “Falso Polacos” chegar na base do glaciar há 6 mil metros de altitude, onde começa a escalada.
O acesso pelo vale do Rio de Vacas é uma opção para montanhistas que desejam escalar o Aconcágua, mas querem fazer por um lugar menos frequentado, fugindo dos movimentados acampamentos Plaza de Mulas, Nido de Condores etc.
A aproximação por este lado tem muito menos gente, porém é mais longa e bem mais cara, tanto no permisso quanto nos serviços.
O acesso ao vale começa em Punta de Vacas (2350 metros), pela Ruta 7, a estrada internacional que liga Mendoza ao Chile, cerca de 16 quilômetros antes de Puente del Inca. De Punta de Vacas até o primeiro local de acampamento por esta face (Pampa de Leñas) são 14 km de caminhada, percorrendo trechos onde o vale é bastante profundo e estreito.
Pampa de Leñas, 2950 metros é o primeiro acampamento e onde há o primeiro local de controle dos Guarda Parques, onde são mostrados os permissos. Após este acampamento o vale se espraia e cerca de 15 quilômetros acima fica o segundo local para acampar, Casa de Piedra, há 3250 metros onde há um antigo refúgio.
Neste local é onde o Rio Relinchos converge no Rio de Vacas que continua rumo a sua nascente que é proibida aos visitantes do parque por ser área intangível. Ali obrigatoriamente é necessário mudar o rumo subindo o Relinchos, numa caminhada de 11 quilômetros até Plaza Argentina, acampamento base do Aconcágua pela face Leste, localizado a 4200 metros de altitude.
A partir de Plaza Argentina há um acampamento intermediário chamado “Acampamento 1”, que fica a 5 mil metros e enfim a base do Glaciar Polacos fica a 5900 metros no “Acampamento 2”.
A escalada do Glaciar Polacos
Considerada uma rota técnica de nível intermediário, o Glaciar Polacos exige equipamentos como cordas, piquetas e crampons. No entanto a rota tem em média 60 graus de inclinação e somente em um trecho chamado de “Cuello de la Botella” (pescoço da garrafa em português) ela apresenta um trecho mais inclinado, dependendo é claro do ano, pois o gelo muda sempre.
Há duas rotas na montanha:
- Rota Direta: Mais de mil metros de desnível passando pelo Cuello de la Botella.
- Rota Clássica: Percorre a esquerda do Glaciar fazendo um acampamento intermediário a 6400 metros de altitude.
Além destas duas rotas há também a chamada Falso Polacos que nada mais é que uma travessia do Acampamento 2 na base do glaciar de mesmo nome até Berlin e depois ascendendo pela rota normal.
A Falso Polacos é uma maneira das pessoas fazerem a rota normal evitando o tumultuado vale de Vacas, porém paga-se bem mais pela exclusividade, além da maior distância.