Aclimatação

maximilian_IMG_4583

Aclimatação é essencial para realizar ascensões nas montanhas de altitude.

A aclimatação é o processo pelo qual o organismo se adapta a altitude e também o método mais eficiente de prevenção ao Mal Agudo de Montanha – MAM.

O principal mecanismo de adaptação a altitude é o aumento da freqüência respiratória ocasionada pela diminuição do oxigênio na atmosfera.

A freqüência cardíaca é incrementada pelo mesmo motivo e provoca um aumento temporário na quantidade de glóbulos vermelhos no sangue em detrimento do volume de plasma circulante.

O processo é muito simples e consiste basicamente em subir o mais alto possível e voltar para dormir embaixo, na altitude onde o corpo já esteja bem aclimatado. De um modo geral é recomendado dispor de um dia e duas noites de aclimatação para cada novos 600 metros avançados. Duas a três noites passadas em alturas de 1800 a 2200 metros permitem permanecer vários dias em altitudes de 2500 a 3500 metros. Alturas extremas requerem de quatro a cinco dias estacionados entre 2800 e 4000 metros de altitude.

A aclimatação não é um processo de igual resultados para todas as pessoas, pois está comprovadamente associada a fatores genéticos, mas pela prática de um século está comprovado que os melhores resultados são obtidos entre altitudes de 4200 a 4900 metros. E permanência prolongada acima dos 5500 metros provoca deterioração física irreversível.

O método mais eficaz de aclimatação para os cumes entre 5500 e 8000 metros consiste em subidas graduais e repetitivas entre os 5200 e os 6500 metros, transportando equipamentos e estabelecendo acampamentos de altitude. Permanecendo pouco tempo nos acampamentos mais altos e praticando descidas freqüentes para altitudes inferiores, principalmente para dormir.

Depois de permanecer vários dias numa mesma altitude é pouco provável a ocorrência dos sintomas de MAM, mas não existem garantias que eles não ocorram em alturas superiores.

Para evitar o MAM, além da estratégia citada acima, também é necessário beber bastante água, em média 3 litros por dia! Isso para manter o sangue bastante fluído e melhorar a circulação.

Como estratégia para o Aconcágua, muitos montanhistas sobem o Cerro Plata de 5950 metros para estarem aclimatados para Plaza de Mulas. Realizar esta aclimatação em outra montanha facilita a aproximação de 37 quilômetros até a base do Aconcágua, mas não evita a necessidade de aclimatar para os acampamentos superiores, já que o Plata é mil metros mais baixo que o Aconcágua.

Para realizar uma boa aclimatação recomendamos a leitura dos artigos sobre aclimatação abaixo. Todos do Site AltaMontanha.com

:: Altitude e infecções

:: Remédios e tudo sobre altitude

:: Aclimatação de Verdade

:: Derrames retinais

Comments are closed