A partir de Nido de Condores, acampamento a 5500 metros começa a ascensão final do Aconcagua que dá acesso aos acampamentos finais, aqueles de onde saímos para ir até o cume. Algumas pessoas fazem cume dali, mas o recomendável é sair de Berlin, um acampamento a quase 6000 metros onde há 3 refúgios, sendo que 2 estão em ruínas.
O caminho principal cruza todo o campo de gelo na direção sul até uma pequena franja rochosa contornada pela esquerda até o topo e segue em zig-zags até outra grande franja rochosa também contornada pela esquerda com novos zig-zags até a crista onde começam a aparecer os dois primeiros refúgios e trinta metros acima o terceiro no acampamento de Berlin numa altitude de 5950m, 32º38’36” lat. sul, 70º01’27” long. oeste e 3 a 4 horas de caminhada desde Nido.
Encontrar água limpa por aqui é um problema sério uma vez que em muitos lugares a neve esta contaminada por dejetos humanos. Os refúgios são utilizados somente em emergência, por isso não conte em chegar ali e encontrá-los disponíveis a uso.
Atualmente se utiliza também outro acampamento, com base plana, que fica a 200 metros de Berlin para ser o ultimo ponto de pernoite antes do cume: Cólera, 5980 metros, distante 20 minutos nas condições “normais” daquela altitude.
Prepare-se. Nestes dois acampamentos é comum ventos fortíssimos e temperaturas que chegam a -20 graus de sensação térmica. Tudo congela e é necessário prender muito bem as barracas nas pedras do chão.