Para escalar o Aconcágua ou até mesmo fazer um trekking na montanha é necessário pagar por uma permissão, o que os argentinos chamas de “permisso“.
O preço do permisso depende de dois fatores: De onde é o montanhista que pretende escalar a montanha e quando ele quer escalar. Os preços são diferenciados pelo país de origem da pessoa (argentinos pagam menos, latino-americanos pagam por um preço diferenciado e demais estrangeiros pagam mais caro) e a temporada que é dividida em baixa temporada, média temporada e alta temporada:
Temporada baixa: De 15 Novembro à 30 Novembro. E de 21 Fevereiro à 15 Março.
Temporada média: De 01 Dezembro. à 14 Dezembro. E de 01 Fevereiro à 20 Fevereiro.
Temporada alta: De 15 Dezembro à 31 Janeiro.
Valor dos permissos:
O valor dos permissos mudam todas as temporadas. Em 2022 o valor para brasileiros é de 600 dólares.
As informações atualizadas sobre a obtenção do permisso se consegue no site oficial do Aconcagua: http://www.aconcagua.mendoza.gov.ar/
Os valores abaixo são uma referência. Todos os anos eles são reajustados e divulgados apenas uma semana antes do começo da temporada baixa. Os permissos são retirados na cidade de Mendoza.
Como os preços são reajustados todos os anos, preferimos anexar o link com o preço de cada ano. Sendo assim, abaixo está o link com o valor da temporada de 2018/2019: