Guarda Parques

O controle de toda a área do parque é exercido por um pelotão de guarda-parques.  Problemas mais graves são resolvidos pelos “Papa Lima” que é uma unidade de polícia que fica na montanha durante a temporada.

Os guarda parques fiscalizam o ingresso de visitantes cobrando a apresentação dos “permisos” previamente adquiridos em Mendoza, organizam e mantém a ordem nos acampamentos, prestam informações, fiscalizam os prestadores de serviços, se encarregam do destino final dado ao lixo coletado pelos excursionistas, coordenam as operações de resgate e evacuação dos acidentados e monitoram permanentemente as transmissões de rádio na freqüência 142,8 Mhz em VHF.

Diante de evidências podem revistar os equipamentos ou submeter suspeitos a exame médicos e comprovado sua inadequação ou debilidade física, cancelar sua autorização de subida e decretar sua evacuação. Os guarda parques podem também expulsar montanhistas que não se comportam na montanha. Aqueles que defecam no lugar errado, que acampam em locais não permitidos.

Portanto cuidado com os guias que você contrata para escalar o Aconcágua. Guias sem credencial podem ser expulsos e você ficará na mão! As credenciais são dadas somente a quem fez um curso de guias de 3 anos em Mendoza. Expedições internacionais só podem trabalhar se há um guia credenciado trabalhando na expedição.

Pessoas expulsas do Aconcágua não podem mais voltar à montanha.

DSC_3032

Montanhista mostra sua permissão em um dos postos de controle no Aconcágua.

Comments are closed