Puente del Inca é um vilarejo na beira da estrada onde começa a trilha da rota normal do Aconcágua. Este nome se dá por conta da existência de uma ponte natural sobre o rio de las Cuevas com 48 metros de comprimento por 28 de largura que de acordo com uma lenda teria sido construído pelos Incas, que colonizaram a região até a chegada dos espanhóis por volta de 1530.
Esta “ponte” de rocha carbonática foi perfurada pelo rio num processo de dissolução igual ao da formação de cavernas. O curioso é que justamente ali há o afloramento de águas termais e por conta disso foi construído um hotel que explorava as termas, mas o mesmo foi completamente destruído na década de 1960 por uma avalanche, restando somente uma igrejinha.
No local há alguns restaurantes, pousadas e lojas de souvenir, além da antiga estação de trem da ferrovia atualmente desativada.
Chama atenção no local de um cemitério de andinistas, onde há diversas lápides em homenagem aos que perderam a vida tentando escalar o Aconcágua. Os corpos, é claro, não estão ali, alguns ainda estão congelados na montanha.