Postos de Controle

São as bases fixas que dão suporte a atuação dos guarda-parques e mantém comunicação permanente através de rádio freqüência 142,8 Mhz em VHS, exceto durante as tempestades eletromagnéticas.

A entrada no parque é autorizada das 8:00 as 18:00 horas pelos desfiladeiros de Horcones, próximo a laguna e Rio Vacas onde estão os postos de recepção, averiguação das permissões de subida, os “permisos” e controle do lixo.

A cada dois ou três excursionistas será fornecido um saco numerado de nylon para a acumulação dos resíduos, um mais pesados e no retorno pode ser despachado por mulas através de algum prestador de serviço. Também será fornecido a cada pessoa um saco de plástico para o papel higiênico descartado e demais resíduos que devem ser entregues pessoalmente nestes dois postos de controle na saída do Parque sob pena de multa se não devolver.

O prestador de serviço encarregado de transportar o saco de nylon deverá firmar contrato no próprio “permiso”(ingresso), que será exigido pelos guarda-parques no posto de saída, aplicando multas em dinheiro aos faltosos.

Existem ainda no desfiladeiro (quebrada) de Horcones os postos avançados de Confluência, Plaza de Mulas e Nido de Condores. Pampa de Lenas, Casa de Piedra e Plaza Argentina na quebrada do Rio Vacas.

Entrada do parque em Horcones

Comments are closed.